Wednesday, August 16, 2006

Os Artistas...


Ontem, por volta das 0h40m da manhã (portanto, já hoje), acordo do meu recente sono com a sms de uma grande amiga, directamente de Paredes de Coura, a dizer-me que o nosso adorado Morrissey fez birra e saíu do palco a meio do concerto, deixando milhares de fans desolados (como foi o caso dela que até chorou com a situação).
Há 3 dias atrás, falávamos no Xantarim, sobre a hipótese de agarrar no carro e cometer a loucura de fazer quase 400km para ir ver o dito artista e voltar na mesma noite, voltar a fazer cerca de 400km, rumo a Lisboa, para estar na manhã seguinte às 9h da manhã no escritório a trabalhar...era uma loucura que me apetecia mesmo cometer e tão típica de mim...
Por volta das 23h15 de ontem, a minha amiga ainda me ligou, directamente do concerto, e pude ouvir (pelo telefone) o delicioso refrão de "First of the gang to die", e pensei: "Porque é que não fiz esta loucura?". Depois da mensagem, a resposta a esta questão, mudou de rumo, como é óbvio.
Mas a minha indignação não fica por aqui. Adoro o Morrissey, adoro a sua arrogância, a sua tristeza infinita, o seu desconforto para com o mundo...mas não lhe perdoo, nem a ele nem a nenhum outro artista, melhor ou píor que ele, este tipo de comportamento - as chamadas Birras.
Faço teatro há cerca de 16 anos...e das primeiras coisas que aprendi antes de pisar um palco de verdade foi que só faz sentido estar ali se respeitarmos o público que ali está para nos ver. Não disse que o público também não deve respeitar, mas os que foram ali para nos ver respeitam-nos de certeza. E quem não o faz é porque não está ali com essas intenções (de ver o nosso trabalho) e então como em tudo na vida, merece o desprezo e a indeferença além de que a grandiosidade do nosso trabalho, seja ele qual for, se for bem feito apaga, anula e aniquila qualquer comportamento mais desagradável que possa existir por parte do público.
Mas isto sou eu a especular sobre a possível explicação da saída repentina de Morrissey do palco, ontem em Paredes de Coura...até pode nem ter nada a ver com isto, o senhor até pode ter passado mal, algum chouriço ou alheira ou vinho da região podem ter atrapalhado a sua performance...não me parece....
Em todo o caso, fica aqui a minha opinião sobre as birras dos artistas... e o desabafo aliviado de quem ía cometer uma loucura...

No comments: