Friday, August 25, 2006

FITIJ 2006

Ao longo de toda a próxima semana, vai estar a decorrer em Santarém a VII edição do FITIJ (festival Internacional de Teatro para Infância e Juventude). Trata-se um festival de teatro maioritariamente amador que já se enquadra nos hábitos culturais frequentes da cidade. Após dois anos de pausa por motivos de força maior, o FITIJ retoma este ano o seu caminho e apresenta-nos o seguinte cartaz:

28 de Agosto 21h45 TSB *
Ibérica A louca história de uma província
A companhia Peripécia Teatro faz a abertura do FITIJ com um dos melhores espectáculos presentemente em cena nos palcos portugueses – Ibéria.
Uma irreverente viagem de gargalhadas pela história da península ibérica, com portugueses, castelhanos e muçulmanos, à bulha uns com os outros. Espectáculo não aconselhável a historiadores conservadores nem a católicos fundamentalistas!
M12

29 de Agosto 21h45 TSB
Rodamón /Tirant lo Blanc
O grupo Rodamón de Espanha apresenta-nos a adaptação de uma novela catalã, num espectáculo de grande qualidade artística, já distinguido com 70 prémios.
M12

30 de Agosto 17h00 CCS **
Rondo/A bruxa da dor de dentes
O teatro Rondo da Polónia diverte e ensina as crianças, mostrando-lhes as vantagens da higiene dos dentes e do exercício físico.
A higiene junta-se ao exercício e lutam contra a doença (bruxa), com a ajuda de um coelho com dentinhos e de uma atraente escova de dentes. Tal como o bem acaba por vencer o mal, também a saúde acaba por ganhar.
M5

30 de Agosto 21h45 TSB
Desequilíbrios da arte/Metamorfoses
Desequilíbrios da arte, grupo que vem da ilha da Madeira, traz-nos teatro com várias expressões artísticas, utilizando técnicas de marionetas, máscaras, sombras chinesas, multimédia e outras. A linguagem corporal dos actores, baseada no sistema genital da reprodução humana, é parte relevante desta ousada produção do teatro madeirense.
M14

31 de Agosto 17h00 CCS
Teatro Fantasia/Chapéus há muitos
O Teatro Fantasia da APPACDM, Associação Portuguesa do Cidadão com Deficiência Mental, depois do êxito alcançado em França, volta a encantar o público português com uma estória de chapéus mágicos, onde a principal magia é o teatro tornado alegria e prazer para quem o faz.
Quem vê, fica a saber que o País da Alegria vive numa profunda tristeza, por causa de um terrível feitiço. Que país será este? Voltará a ser feliz?
M5

31 de Agosto 21h45 TSB
Era uma vez.../Overdose de vida
Era uma vez..., grupo cénico da APPCNRN, Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (Porto), abre o pano para nos apresentar o produto de um rigoroso trabalho de exploração do movimento dos corpos, num espectáculo teatral construído pela explosão de liberdades e sentimentos dos seus intérpretes. Os actores experimentam em Overdose a vertigem dos limites das suas (in)capacidades. Das suas... E das nossas!
M12

1 de Setembro 17h00 CCS
Teatrinho de Santarém/O gato das botas
O Teatrinho de Santarém apresenta um conto tradicional num espectáculo preferencialmente destinado a crianças, mas que certamente também jovens e adultos irão apreciar.
Um gato guloso e muito esperto e um rei que vive num bonito castelo, com bonecos que falam e dançam, são as personagens que levam as crianças ao palco, como príncipes e princesas deste conto universal de sempre.
M5

1 de Setembro 21h45 TSB
Influx Dance Company/Ontogenesis
Influx Dance Company é o nome da companhia inglesa de dança contemporânea, que se exibe para celebrar o ciclo de vida do ser humano, fazendo assim o encerramento do FITIJ – 2006. É a vida dançada com momentos de silêncio, de calma e reflexão, e com momentos frenéticos e confusos, explorando a ideia de luta pelo desenvolvimento, identidade e inovação.
M5
Diariamente no Ginásio do INATEL
Oficina de Máscaras Gigantes
Mona e Niels (Dinamarca)
* Teatro Sá da Bandeira - Rua João Afonso, n.º 7 2000-055 Santarém
Telefone: 243 309 460
** Círculo Cultural Scalabitano - Rua Maestro Luís Silveira, nº 4 2000-117 Santarém
telefone: 243 322 379/243 321 150

1 comment:

Gonçalo Veiga said...

Olha só quem eu encontrei por aqui! ;)

O blog está muito bom e interessante! Parabéns!

Keep up!