Wednesday, September 13, 2006

Perante isto...

Área de serviço de Aveiras - A1 - 10/09/2006 - 23h15
Perante o facto de ter avistado mais de 2 individuos a fumar no espaço de abastecimento de combustível, armei-me em boa cidadã e dirigi-me a um veículo da Brigada de Trânsito, estacionado ali perto, dentro do qual encontravam-se dois agentes em "serviço"...
Su - Boa noite! É só para perguntar se não é suposto avisar as pessoas que ali estão a fumar... (interrompida)
Agente - Não é proíbido! Só é proíbido durante o reabastecimento do veículo...
Su - Desculpe???? Não é proíbido???? Pelo menos é perigoso, não?
Agente - O que é que quer que eu faça? É assim que está escrito...
Su - Ok. (incrédula) Obrigado. Boa noite.
Agente - De nada. Sempre ás ordens

Perante isto...nem sei se será necessário comentar. Relembro o fanatismo anti-tabaco, o facto de que sou fumadora e tentei alertar para uma situação em que EXISTE REALMENTE PERIGO com o consumo do tabaco (não só para os fumadores mas para TODOS os que ali estão), saliento ainda a hipocrisia deste país, mais uma vez e mais uma vez e mais uma vez...

Agente - o que é que quer que eu faça? (assim de repente, parece-me que ele é um agente da autoridade...não sei, digo eu). É assim que está escrito (deve ter andado a ler Paulo Coelho, ou então deu-lhe para o islamismo - Maktub - já estava escrito!!!)

É como vos digo, se calhar sou eu que estou mal... não sei...

NOTA: 30 minutos antes - Posto Galp 2ª Circular - parámos o carro, na primeira tentativa de abastecimento, quando de repente, olho para o meu lado direito e, eis senão quando, visualizo a imagem de dois indivíduos que, junto ás bombas, onde se pensava que estavam a abastecer os repectivos veículos, um dos carros está virado de frente para o outro, os dois de motor a descoberto, porque estavam nada mais nada menos a...carregar a bateria através de cabos!!!!!
É aqui que avançamos para a estação de Aveiras, onde o cenário foi o que vos descrevi.

Sugestão: Num próximo Domingo, à escolha, vamos fazer uma sardinhada, pode ser no posto da BP do Areiro, que é um sítio que me trás boas recordações e tem muita gente à volta para se juntar ao petisco!!! Parece-vos bem? De certeza que a malta da BT alinha!!! E tragam tintol, enquanto vierem a conduzir, para já virem quentinhos, uns charritos para animar a malta, juntem-lhe uma banda sonora tipo "Burning Down the House" ou "I'm The Fire Starter", e mandem lá o Bin Laden às ortigas porque esse gajo em Portugal sería um mero amador!

7 comments:

Anonymous said...

Sempre armada em defensora... mariquinhas pé de salsa!
Achas que a nossa bófia tá interessada se tás a fumar ou não ao pé das bombas? eles querem é sopas e descanso, ainda tinham que preencher 30 mil papéis só por causa disso!

Gonçalo Veiga said...

Hilariante!

Su said...

Caro(a) Anónimo(a)
Lamento muito que tenha reduzido uma situação tão gravosa quanto esta a um simples acto de medo...é pena que não entenda a verdadeira dimensão do problema. Queria desde já esclarecer que eu não estou armada em defensora, eu SOU defensora - dos meus ideais, dos meus sonhos e da minha Palavra que é o que temos de mais valioso. Não se tratou de facto de uma questão de medo mas sim de pura aversão à hipocrisia, isso sim é uma coisa que me assusta... se sou acusada de criminosa por fumar em cafés, restaurantes, por atirar uma cigarro em plena autoestrada (onde tudo à volta é betão) e posso ser acusada de incendiária, então porque é que não hei-de ficar indignada com o facto de se fumar num local Verdadeiramente perigoso e inflamável??? É assim tão estranha a minha indignação? Quanto ao facto da nossa PSP não reagir, ou reagir mal e lentamente, é normal, porque estão habituados a civis como o nosso(a) Caríssimo(a) Anónimo(a), que come e cala e nunca reage..e quando a PSP se depara com reacções, tendem a não saber lidar muito bem. Mas não é nada que não acabe por mudar, se todos nos esforçármos em trabalhar nesse sentido em vez de criticarmos quem tenta fazer algo!
Volto a salientar a questão do medo, para lhe dizer, Caro(a) Anónimo(a), que aquilo que realmente me assusta e me mete medo é, como disse, a hipocrisia, falta de bom senso, a falta de escrúpulos, mas acima de tudo , tenho muito medo de uma dia perder a identidade, a personalidade o carácter e perder a coragem de dizer abertamente e de frente aquilo que penso e em que acredito, porque é isso que nos torna verdadeiros, é isso que nos torna vivos!

Anonymous said...

Olá! Queria dar-lhe os Parabéns pelo seu blog, que é de facto muito giro, mas achei o último post um tanto ou quanto exagerado... De facto, não há qualquer perigo em estar a fumar perto das bombas porque um simples cigarro não é capaz de iniciar um fogo, em contacto com a gasolina, o que iria acontecer é que apagar-se-ía automaticamente, assim como acontece se o molhar na água. (Situação completamente diferente seria estar a fazer fogo ao pé do combustível)
Em relação aos outros carros a carregar a bateria também não vejo qual é o problema...pois não se dá nenhuma reacção química, nem física...
Penso que pecou um pouco com excesso de preocupação, mas de qualquer forma escreve muito bem...

Álvaro, Eng. Químico.

Su said...

Srº Engº Álvaro!
Obrigado pelos elogios! É sempre bom recebê-los!
Queria apenas deixar um pouco mais claro que a ideia deste Post não era mesmo a questão da preocupação, mas sim a da hipocrisia perante este fundamentalismo anti tabaco que agora se vive com mais intesidade em Portugal. Não sei se é perigoso ou que tipo de problemas possa causar um cigarro numa bomba de gasolina, com exactidão técnica, mas posso dizer-lhe que por duas vezes na vida fui alertada para apagar o cigarro que fumava, uma numa estação de serviço em Espanha (Saragoça) e outra em França (perto de Lyon), e desde então não mais voltei a cometer o mesmo acto. Aliás, deevo ainda referir que em ambas as situações nem estava na área de abastecimento, como foi o caso desta situação que aqui apresento. Em todo o caso agradeço-lhe os esclarecimentos sobre o assunto, mas ainda pergunto, se não existe perigo, porque é que colocaram sinais de proibição de fumar nas respectivas bombas?
Quanto ao apagmento do cigarro na gasolina, também posso partilhar consigo que já tive um acidente doméstico em que, ao arranjar uma motorizada na garagem, o depósito abriu e derramou gasolina pelo chão, incendiando-se a garagem de imediato com a beata de cigarro que já estava no chão, mas ainda acesa. A coisa foi controlada, mas podía ter corrido muito mal, como deve imaginar...mas novamente agradeço o comentário e espero continuar a receber e a partilhar consigo ideias e observações!

Lord Apokalypse said...

Na verdade, o Sr. Eng tem razão... dos dois tipos de combustível automóvel que temos no mercado, um "funciona" por explosão (gasoleo) e outro com ignição (gasolina). Neste caso que explicas, a ignição e consequente fogo, poderá estar em 3 razões:
1- Havia qualquer coisa no chão que com o contacto do cigarro acesso fez ignição
2- Haver algum gás mais pesado que o oxigénio altamente inflamável, servido assim de catalisador para a ignição
3- (possivelmente a mais plausível) haver ainda pó da pedra do isqueiro que acendeu o cigarro no próprio cigarro. A transferencia poderá ter sido feita pelo contacto dos dedos por exp.. e quando o cigarro ardeu até ao fim, queimou a pedra, fez ignição e acendeu o combustível. Mais perigoso é sem duvida o caso, em que tentam ligar 2 carros por haver demasiados vapores de gasolina e faíscas eléctricas.

Ainda se não achares suficiente a minha justificação, experimenta fazer 1 experiência:
encosta 1 cigarro aceso a um pavio de um isqueiro de gasolina. :)

Atentamente,

Lord Apokalypse

Su said...

Apokalypse - Oh meu amigo, quem sou eu para pôr em causa os teus conhecimentos e os do Engº Álvaro...já cá não está quem falou (escreveu)...e saliento a sugestão da sardinhada ou churrascada na BP do Areeiro...LOL!!!